Quando um funcionário é demitido muitos fatores e questões novas e delicadas passam a fazer parte do trabalho do profissional de departamento pessoal. Uma destas questões é sobre quais os direitos que um funcionário demitido possui. Demitir alguém é um processo que pode ser bastante difícil e delicado. Isso ocorre porque, além das questões legais e burocráticas envolvidas, há também a dimensão emocional da demissão. Afinal, muitas vezes o funcionário demitido possui um histórico de trabalho na empresa e é uma pessoa com quem se criou laços e relações profissionais. Além disso, a demissão também pode gerar impactos negativos na equipe, podendo afetar a motivação e a produtividade dos demais colaboradores. Portanto, é importante que o processo de demissão seja conduzido de forma transparente, respeitosa e profissional, com uma comunicação clara dos motivos que levaram à decisão e com a garantia de que os direitos do colaborador serão respeitados. LEIA MAIS: Como demitir um funcionário Os direitos que um funcionário demitido possuiAntes de elencar os direitos que um funcionário demitido possui, é importante ressaltar que isso depende muito do tipo de rescisão que o colaborador sofreu. Existem 5 tipos de rescisão contratual:
Direitos do trabalhador na demissão por justa causaO empregado que é demitido por justa causa tem direito a receber apenas as verbas rescisórias correspondentes às férias vencidas com acréscimo de 1/3 e ao saldo de salário. Porém, ele não tem direito a receber aviso prévio, valor das férias proporcionais acrescidas de 1/3 e 13º salário proporcional. Em contrapartida, o trabalhador pode dar justa causa à empresa quando o empregador não cumpre suas obrigações trabalhistas. Nessa situação, o colaborador tem os mesmos direitos que teria na dispensa sem justa causa. Direitos do trabalhador na demissão sem justa causaA rescisão de contrato mais frequente é a dispensa sem justa causa, na qual o empregador não precisa dar justificativas e pode aplicá-la a qualquer momento. Há exceções a essa forma de dispensa, como para colaboradoras gestantes, colaboradores em período de estabilidade acidentária e para dirigentes sindicais e membros CIPA, que só podem ser dispensados por justa causa. O trabalhador dispensado sem justa causa tem direito a:
LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre aviso prévio Direitos do trabalhador na demissão em comum acordoA reforma trabalhista, implementada em 2017, introduziu uma nova opção de demissão por acordo entre o empregador e o empregado. A principal diferença é que o aviso prévio indenizado e a multa do FGTS são pagos pela metade, e o valor disponível para saque no Fundo de Garantia é limitado a 80%. Além disso, não há direito ao seguro-desemprego nessa modalidade de demissão. Direitos do trabalhador por rescisão indiretaNessa modalidade, o contrato de trabalho é rescindido pelo empregado devido à falta grave praticada pelo empregador, que não cumpre as leis trabalhistas ou as condições do contrato, tornando a relação de trabalho inviável.
Algumas situações que podem levar à despedida indireta incluem o atraso no pagamento de salários, a falta de recolhimento do FGTS, o assédio moral ou sexual, o rebaixamento de função e salário ou exigências que não correspondem ao salário nem estão no contrato. Nesse caso, o empregado tem direito aos mesmos benefícios da dispensa sem justa causa. Adquirir especialização em Departamento Pessoal e Recursos Humanos é de extrema importância para quem precisa lidar com o processo de demissão. Nós contamos com dois cursos na área para ajudar você a se qualificar e não ficar com dúvidas quando estiver passando por um processo demissional. Conheça os dois cursos nos links abaixo: Curso de Departamento Pessoal - CLIQUE AQUI Curso de Recursos Humanos - CLIQUE AQUI Ambos os cursos contam com certificado e você estuda no seu ritmo e no seu horário.
0 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
Tudo
|