O dia 20 de cada mês reveste-se de grande importância para os Microempreendedores Individuais (MEIs), pois é a data em que se encerra o prazo para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), uma contribuição mensal destinada à Previdência Social e ao ICMS ou ISS. No entanto, muitos acabam em atraso e não sabem como regularizar o MEI. Mesmo que não tenha havido faturamento no período, o documento deve ser quitado. Caso o pagamento não seja efetuado até o prazo estipulado, será necessário emitir e quitar o DAS com acréscimo de multa pelo atraso. Sendo assim, regularizar o MEI não é uma tarefa difícil, mas pode ser custosa. Maso que é necessário fazer para regularizar o MEI? O MEI acaba sendo cancelado? É permitido o parcelamento da dívida? Nos próximos parágrafos você descobrirá em detalhes como regularizar o MEI. LEIA MAIS: Tudo sobre MEI e quais serviços um contador pode prestar Como o MEI pode ser canceladoExistem duas formas principais pelas quais um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser cancelado:
É importante ressaltar que o cancelamento da inscrição do MEI implica na perda dos benefícios do programa, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a cobertura previdenciária. Por isso, é fundamental que o MEI mantenha suas obrigações em dia e faça a solicitação de cancelamento apenas quando necessário. Caso o empreendedor queira retornar a ser um MEI, será necessário refazer as etapas de formalização novamente, como se fosse a primeira vez. LEIA MAIS: Como abrir um MEI [Passo a Passo Completo] O que fazer para regularizar o MEI?Para verificar se existe dívidas como MEI, basta seguir estas 3 etapas:
Passo 1: Abrir o Portal do Simples Nacional; Passo 2: Entrar no Programa Gerador de DAS (PGMEI); Passo 3: Utilizar o menu Consulta Extrato/Pendências. A partir do Portal do Empreendedor Individual (PGMEI), é possível emitir a guia de pagamento para quitar as dívidas pendentes com a Receita Federal. Além disso, é possível solicitar o parcelamento dos valores devidos. LEIA MAIS: Como alterar o nome fantasia do MEI No entanto, caso a pendência seja antiga e tenha sido transferida para a Dívida Ativa, o PGMEI emitirá uma mensagem informando que a pendência mudou de lugar. Nesse caso, será necessário emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) da Dívida Ativa da União por meio do portal da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para quitar o montante devido referente ao INSS. Para quitar os valores devidos de ICMS ou ISS, o empreendedor deve buscar a guia própria do Estado ou Município. É contador e ainda não domina o MEI? Você está perdendo uma grande oportunidade de ganhar clientes e se especializar em uma área tão carente de profissionais contábeis. Para aprender tudo o que você precisa sobre MEI, nós lançamos um curso completo com certificado de conclusão e acesso a qualquer horário para você estudar quando quiser. Para saber tudo sobre o Curso online de MEI Completo é só CLICAR AQUI.
0 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
Tudo
|