A legislação tributária brasileira é cercada de muitas dúvidas. Um empreendedor, ao abrir o seu próprio negócio, pode ficar em dúvida sobre qual modelo de tributação aderir. E até mesmo profissionais contábeis podem ter dúvidas sobre a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido. No Brasil, existem dois tipos diferentes de regimes tributários: Lucro Real e Lucro Presumido. Cada empresa se enquadra em um desses regimes, dependendo do seu perfil e da forma como opera. Por ser importante o enquadramento correto, é vital saber o que diferencia o Lucro Real do Lucro Presumido. Em ambos os regimes, os gestores e o setor financeiro da empresa precisam calcular o valor que deverão pagar em Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e outras tributações. Empresas que se enquadram no regime de Lucro Real terão seus impostos e tributos calculados com base no lucro líquido que obtiveram em um determinado período. Já as empresas enquadradas no regime de Lucro Presumido terão seus impostos e tributos calculados com base em uma estimativa de seu lucro líquido, e não no lucro líquido real. LEIA MAIS: Como se atualizar na contabilidade? Veja mais detalhes sobre a diferença entre estes dois modelos de regimes tributários. A diferença entre Lucro Real e Lucro PresumidoO Lucro Presumido é um regime tributário no qual os impostos a serem pagos pelo negócio são calculados com base em uma estimativa de sua lucratividade, em vez de se basear no lucro real da empresa. Esse regime é utilizado pela Receita Federal para presumir o lucro de uma empresa com base no faturamento e em alíquotas predefinidas para cada segmento do mercado. O Lucro Presumido é uma opção vantajosa para empresas que possuem margens de lucro elevadas, empresas comerciais de grande porte e prestadoras de serviços. Isso ocorre porque os impostos não são calculados com base no lucro real, mas sim em uma projeção desse lucro. Contudo, é obrigatória a adesão ao regime de Lucro Real para empresas que possuem faturamento superior a R$78 milhões no período de apuração, bem como para as organizações que operam nos seguintes setores:
Para entender de maneira simples e prática a diferença entre esses dois regimes tributários, assista ao vídeo abaixo, que pode auxiliar na gestão do seu negócio. Vamos facilitar a compreensão para você. Você deve imaginar que ambos os regimes possuem vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas. LEIA MAIS: Como usar o ChatGPT para a aprender contabilidade? No Lucro Presumido, os impostos são calculados com base em estimativas de lucro líquido e não no lucro real da empresa, o que pode ser mais vantajoso em alguns casos, especialmente para empresas com margens de lucro mais altas e prestadoras de serviços. No entanto, esse regime também pode sofrer oscilações, resultando em pagamentos mais altos ou mais baixos de impostos de um mês para o outro. Por outro lado, no Lucro Real, os impostos são calculados com base no lucro líquido real da empresa em um período determinado, o que pode resultar em impostos mais elevados. No entanto, esse regime oferece a possibilidade de abatimento de créditos e é mais fiel à renda real da empresa. É importante ressaltar que o período de apuração fiscal mais indicado para o Lucro Real é anual. Isso ocorre porque as variações mensais são consideradas e há maior possibilidade de reparação de prejuízos ao longo do ano. Em contrapartida, o período de apuração fiscal do Lucro Presumido é trimestral, o que pode dificultar o controle financeiro e a gestão tributária da empresa. Portanto, é fundamental avaliar as particularidades do seu negócio e suas necessidades para escolher o regime tributário mais adequado e garantir uma gestão financeira mais eficiente. Aprenda sobre Lucro Real e Lucro PresumidoSe você é profissional contábil, dominar estes dois modelos de tributação é imprescindível para a sua carreira. Podemos dizer que este conhecimento definirá se você conseguirá grandes clientes ou não.
Para te ajudar nesta tarefa, nós desenvolvemos o Curso online de Rotinas Contábeis para que você possa aprender mais sobre Lucro Real e Lucro Presumido. O curso conta com certificado de conclusão e você pode assistir no seu ritmo e no seu horário, já que as aulas ficam disponíveis para você acessar quando quiser. Para saber todas as informações e fazer sua matrícula sem pagar mensalidades é só acessar este link: www.desenvolvecursos.com/rotinas-contabeis
0 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
Tudo
|